sexta-feira, abril 14, 2006

Episódio Episcopal: Férias da Páscoa

Pensavam vós, caros terrenos, que se tinham conseguido ver livre de nós e das nossas histórias estapafúrdias… pois é, temos pena, mas não pôde ser. Chamaram-nos à razão e vimos, então, aqui uma vez mais tentar contar-vos o que realmente aconteceu quando Cristo ressuscitou.


O que nos foi contado foi que, depois daquele infeliz episódio em que Cristo se viu crucificado por causa de Judas, o puseram a ‘descansar’ num túmulo. Descanso é mesmo a palavra indicada.


Eram tempos áureos... eram tempos de vivacidade… eram, mas não tem nada a ver com o episódio de hoje.
Voltando ao episódio em questão, Maria Madalena sai para ver o Túmulo, e para seu espanto, eis que lhe aparece uma personagem à frente, Maria assusta-se e cai. A personagem ajuda-a a levantar-se e fala-lhe, diz-lhe numa voz grave e aguda, quase no sussuro, gritante, que tinha havido um crime por atropelamento e fuga, alguém saiu da garagem e atropelou um transeunte com a carroça dos bois. Maria angustiada pensa no pior, dirige-se ao lote do lado para ver da gruta, daquele túmulo infame onde Ele fora posto no seu descanso, e desmaiou, teve suores frios, e outras coisas mais ao encontrar a gruta aberta, entrando constatou que ela estava vazia, rapidamente correu monte acima, rumo à sua barraca onde chegou com um galo na cabeça, os joelhos esfolados, e um pulso aberto, devido às quedas em terreno acidentado. Pelo meio encontra Judas de cócoras que lhe grita por papel higiénico, mas ela não liga…

Chegando ao seu destino, ouve uma voz que lhe pergunta por onde ela tinha andado, ao que ela responde que o tinha ido ao Túmulo, e que um banho ja era bem-vindo porque tinha sido um bom tempinho a apanhar pó de todos os lados…

Mas consolações à parte, as coisas não começaram a correr muito bem nos dias a seguintes. Ora vejamos, nos dias de hoje comemora-se a Páscoa, com coelhos com ovos de chocolate… Porque carga de água, perguntam-se vocês, é que os coelhos têm a ver com ovos E perguntam-se muito bem, eu também me perguntei, e então eu e a minha fiel equipa (uns mais fiéis que outros, ‘Tuscas’esse bowling é para jogar sem casos) investigámos, e há indícios de que um milagre correu mal, mesmo muito mal.
Numa das suas caminhadas, Jesus depara-se ao pé duma macieira com um coelho em vias de ser comido por uma cobra, então, num impulso de compaixão que d’Ele tanto transbordava, (isso e a cannabis) prestou-se a salvar a vida do coelho duma morte certa, mas algo, nas suas preces correu mal, devido à falta de treino provavelmente, certo é que o coelho começou a pôr ovos, apesar da cobra se ter transformado num ramo de oliveira, e Judas nunca mais se aliviou no deserto ao pé duma oliveira… já lhe bastou o susto que apanhou da última vez, estando ele a limpar-se a um ramo de oliveira quando de repente este se transforma numa cobra e lhe ia mordendo num certo e determinado sítio…
Deve ter sido cá um susto… (Até hoje, Judas – sim, ele ainda vive! – ainda se encontra a ter acompanhamento psíquico depois da experiência grotesca que teve com a oliveira e cobra…